20.6.06

Chegou o comentador de futebol robótico!





A Technology Review publicou hoje um interessantíssimo artigo sobre uma das mais recentes aventuras no campo da robótica - já não o robô que sabe jogar futebol (para isso até já há um campeonato próprio), mas o robô bípede e poliglota, dotado de percepção tridimensional, capaz de reconhecer rostos e cores, e, o que é mais, habilitado a comentar uma partida enquanto ela decorre.

A bem dizer, não se trata apenas de um robô, mas de dois, chamados Ami e Sango, que foram apresentados publicamente na semana passada, em Bremen, durante a Robo Cup 2006 e conseguem até coordenar as suas acções ao longo do jogo. Foram construídos pela Sony e programados por uma equipa de cientistas computacionais da Carnegie Mellon University, em Pittsburgh.

Embora o artigo seja omisso neste ponto, é mais que provável que Ami e Sango saibam falar português - ou não fosse a equipa da Carnegie Mellon liderada pela Professora Manuela Veloso, cuja carreira docente se iniciou aqui em Lisboa, no Instituto Superior Técnico.

Ah, quanto aos resultados finais da Robo Cup 2006, talvez seja interessante notar que duas equipas portuguesas se destacaram: a FC Portugal conquistou o primeiro lugar na categoria de Simulação Tridimensional; e a 5dpo ficou em segundo na categoria de robôs de pequena dimensão. Se os humanos se portarem como os robôs, temos taça...

Sem comentários: