27.5.06

A Geração Invisível - William S. Burroughs / Brion Gysin


(foto: Gerard Malanga Archives - Brion Gysin e William Burroughs no seu apartamento em St. James, Londres, 1972)






aquilo que vemos é em grande parte determinado por aquilo que ouvimos podeis verificar esta proposição efectuando uma experiência muito simples desligai a banda sonora do vosso aparelho de televisão e substituí-a por uma banda sonora arbitrária pré-registada no vosso gravador de fita ruídos da rua música conversas gravações de outros programas de televisão constatareis que esta banda sonora arbitrária parece ser apropriada e vai de facto determinar a vossa interpretação da banda visual no écran pessoas que correm atrás de um autocarro em picadilly com uma banda sonora de rajadas de metralhadora parecem petrogrado em 1917 podeis alargar esta experiência utilizando materiais gravados mais ou menos apropriados à banda visual usai por exemplo um discurso político televisivo cortai-lhe o som e substituí-o por um discurso que já houvésseis gravado é difícil perceber a diferença e não é tudo gravai a banda sonora do programa de espiões danger man from uncle usai-a em vez de uma outra e vede se os vossos amigos não são capazes de perceber a diferença faz-se tudo com gravadores de fita consideremos esta máquina e o que ela pode fazer pode gravar e tocar activando um tempo passado determinado por associação precisa uma gravação pode ser tocada qualquer número de vezes podeis estudar e analisar todas as pausas e inflexões de uma conversa gravada porque é que este e aquele disseram isto e aquilo mesmo aqui tocai as gravações deste e daquele e descobrireis o que provoca as entradas de um e de outro podeis editar uma conversa gravada retendo material que é incisivo espirituoso e pertinente podeis editar uma conversa gravada retendo as observações que são aborrecidas banais e tolas um gravador de fita pode tocar em marcha acelerada em marcha lenta ou em retrocesso podeis aprender a fazer estas coisas gravai uma frase e acelerai-a agora tentai imitar a vossa voz acelerada tocai uma frase em retrocesso e aprendei a desdizer o que dissestes ainda agora... tais exercícios libertar-vos-ão dos velhos laços associativos tentai fazer avançar a fita aos poucos este som produz-se com um texto gravado para melhores resultados um texto dito em voz alta e clara e esfrega-se a fita para trás e para a frente sobre a cabeça o mesmo som pode ser produzido com um philips compact cassette recorder tocando uma fita enquanto se liga e desliga em curtos intervalos o interruptor de ligar e desligar o microfone o que produz um efeito de gaguez tomai um qualquer texto acelerai-o desacelerai-o tocai-o em retrocesso avançai a fita à mão e ouvireis palavras que não estavam na gravação original palavras novas feitas pela máquina pessoas diferentes detectarão palavras diferentes como é óbvio mas algumas das palavras estão ali com grande evidência e qualquer um as pode ouvir palavras que não estavam na fita original mas que muitas vezes são relevantes para o texto original como se as próprias palavras houvessem sido interrogadas e forçadas a revelarem os seus sentidos ocultos é interessante gravar estas palavras palavras literalmente feitas pela própria máquina pode ainda desenvolver-se esta experiência utilizando como gravação original material que não contenha palavras ruídos de animais por exemplo gravai em directo porcos chafurdando latidos de cães ide ao zoo e gravai os bramidos de Guy o gorila os grandes felinos rosnando à volta da sua carne cabras e macacos agora tocai os animais em retrocesso acelerai desacelerai avançai os animais manualmente e verificai se daí emergem algumas palavras claras vede o que os animais têm a dizer vede como os animais reagem à leitura de uma fita processada a mais simples variedade do cut up em fita pode ser efectuada com uma máquina como esta gravai qualquer texto retrocedei até ao início avançai agora a intervalos arbitrários parai a máquina e gravai um curto texto avançai parai gravai nos locais em que haveis gravado sobre o texto original as palavras são apagadas e substituídas por novas palavras fazei isto várias vezes criando justaposições arbitrárias observareis que os cortes arbitrários são em muitos casos apropriados e que a vossa fita intercalada produz um sentido surpreendente as fitas intercaladas podem ser hilariantes há vinte anos ouvi uma fita intitulada o meteorologista ébrio preparada por jerry newman de nova iorque com excertos de boletins meteorológicos não consigo a esta distância recordar-me das palavras mas lembro-me que ri até cair da cadeira abaixo paul bowles chama ao gravador o brinquedinho de deus talvez o seu último brinquedo evaporando-se com o ar frio da primavera coloque uma questão descolorida
pode jogar-se com qualquer número
sim pode jogar-se com qualquer número quem tiver um gravador de fita que controle a banda sonora poderá influenciar e criar acontecimentos as experiências com gravadores de fita aqui descritas mostrar-vos-ão como esta influência se pode estender e correlacionar para uma operação precisa esta é a geração invisível ele parece um executivo de publicidade um estudante universitário um turista americano não importa qual é o vosso alibi desde que ele vos forneça um disfarce e liberdade de movimentos precisareis de ter à mão um philips compact cassette recorder uma máquina para gravar e tocar na rua podeis transportá-la debaixo do casaco para gravar parece um rádio de transístores quando se toca tocar em plena rua mostrará a influência da vossa banda sonora em operação é evidente que as gravações de rua são as mais indetectáveis as pessoas não reparam nas vozes de ontem em carros fantasma buracos no tempo acidentes do tempo passado tocados no tempo presente guinchos de travões o som forte de uma buzina ausente podem provocar acidentes aqui os fogos antigos ainda se acendem os prédios antigos ainda caem ou levai para a rua uma banda sonora prégravada aquilo que quiserdes libertar em sublime irenismo tocai dois minutos gravai dois minutos misturando a vossa mensagem com a rua soprai a vossa mensagem directamente num ouvido que valha a pena alguns portadores são melhores que outros vós sabeis quais lábios que se movem murmurantes transportam a minha mensagem por toda a londres no nosso submarino amarelo trabalhando com gravações na rua descobrireis que a leitura das vossas fitas encontra o contexto apropriado por exemplo estou a tocar algumas das minhas fitas com as últimas palavras de dutch schultz na rua cinco alarmes de incêndio e um carro de bombeiros surgem no fim aprendereis a dar as deixas aprendereis a plantar acontecimentos e conceitos após analisar as conversas gravadas aprendereis a conduzir uma conversa para onde pretendeis que ela vá a libertação fisiológica obtida à medida que são cortadas as linhas de palavras de associação controlada tornar-vos-á mais eficientes na prossecução dos vossos objectivos seja o que for que façais fá-lo-eis melhor gravai os vossos patrões e colegas analisai os seus padrões associativos aprendei a imitar as suas vozes oh tornar-vos-eis homens muito populares no escritório mas com quem não é fácil competir pelos métodos habituais gravai os sons dos seus corpos com microfones ocultos o ritmo da respiração os movimentos dos intestinos depois do almoço o bater dos corações sobrepondo agora os vossos próprios sons corporais e tornai-vos a palavra que respira e o coração que bate naquela organização tornai-vos aquela organização os irmãos invisíveis estão a invadir o tempo presente quanto mais pessoas conseguirmos pôr a trabalhar com gravadores mais experiências e extensões úteis acabarão por aparecer porque não fazer festas de gravadores cada convidado chega com o seu gravador e fitas daquilo que pretende dizer durante a festa gravando aquilo que os outros gravadores lhe pretendem dizer a ele o cúmulo da indelicadeza é não gravar quando somos interpelados directamente por outro gravador e não se pode dizer nada directamente é preciso gravar primeiro os veteranos da fita que têm pinta nunca falam directamente
que tal correu a festa começa a tocar a fita
que aconteceu ao almoço começa a tocar a fita
de olhos velhos desenganado ilegível há dez anos que ele não diz uma palavra e à medida que ouvirdes como foi a festa e o que aconteceu ao almoço começareis a ver clara e distintamente existia um véu cinzento entre vós e aquilo que víeis ou que com maior frequência não víeis esse véu cinzento eram as palavras prégravadas de uma máquina de controlo uma vez removido esse véu vereis com maior clareza e distinção do que aqueles que estão por detrás do véu o que quer que façais fá-lo-eis melhor do que aqueles que estão por detrás do véu esta é a geração invisível esta é a geração eficiente as mãos trabalham e irão ver alguns resultados interessantes quando várias centenas de gravadores aparecerem num comício político ou numa manifestação pelas liberdades suponhamos que gravais o mais feio e rabugento homem da lei do sul várias centenas de gravadores cuspindo-o para a frente e para trás e mascando-o como uma vaca com febre aftosa tendes agora um som que poderia tornar inóspita qualquer vizinhança várias centenas de gravadores ecoando os leitores poderiam trazer alguma magia imprevista a uma sessão de poesia e pensai no que poderiam fazer cinquenta mil fãs dos beatles armados com gravadores no shea stadium várias centenas de pessoas gravando e tocando na rua produzem ali mesmo um happening um deputado conservador falou da crescente ameaça de grupos ou de jovens irresponsáveis armados de gravadores reproduzindo sons de tráfego que confundem os automobilistas contendo insultos gravados em clubes obscuros de mayfair e picadilly esta crescente ameaça à ordem pública colocai na rua mil jovens gravadores com gravações de tumultos esse murmúrio torna-se maior e maior recordai que esta é uma operação técnica um passo de cada vez eis uma experiência que pode ser efectuada por quem estiver equipado com duas máquinas ligadas por um cabo de extensão para que possa gravar directamente de uma máquina para a outra dado que a experiência pode dar origem a uma acentuada reacção erótica torna-se mais interessante seleccionar para vosso parceiro alguém de quem sejais íntimos temos dois sujeitos b. e j. b. grava no gravador 1 j. grava no gravador 2 agora alternamos as duas pistas de voz o gravador 1 toca dois segundos o gravador 2 grava o gravador 2 toca dois segundos o gravador 1 grava alternando a voz de b. com a voz de j. para obter algum grau de precisão as duas fitas devem ser cortadas com tesoura e as peças alternadas retalhadas em conjunto este é um processo longo que poderá ser acelerado de forma apreciável no caso de terdes acesso a uma sala de montagem e à utilização de película cinematográfica que é mais larga e fácil de manusear podeis ainda levar esta experiência mais longe com um filme sonoro de b. e um filme sonoro de j. separando as pistas de som e imagem vinte e quatro alternâncias por segundo tal como prescrevi é aconselhável o exercício de algum cuidado na escolha do parceiro para tais experiências uma vez que os resultados podem ser bastante drásticos b. dá por si a falar e a pensar tal e qual como j. j. vê a imagem de b. no seu próprio rosto o rosto de quem b. e j. estão permanentemente conscientes um do outro quando separados uma presença invisível e persistente estão de facto a tornar-se um no outro vede que b. retrospectivamente era j. devido ao facto de estar gravado nas pistas de som e imagem de j. as experiências com fitas cortadas podem dar origem a relações explosivas devidamente trabalhadas como é evidente de modo a alcançar um alto grau de cooperação efectiva começareis a ver a vantagem transmitida a j. se ele desenvolvesse tais experiências sem o conhecimento de b. e tantas aplicações do princípio da fita cortada começarão a sugerir-se elas mesmas ao leitor atento supunhamos que éreis um tipo num fato de flanela cinzenta pretendendo apresentar um novo conceito de publicidade ao velho então antes de atacardes o velho gravais a voz do velho e intercalais a vossa própria voz expondo o vosso novo conceito e libertais tudo no sistema de ar condicionado do escritório intercalai-vos com os vossos cantores populares favoritos intercalai-vos com meteorologistas primeiros ministros presidentes
porquê parar aí
porquê parar algures
toda a gente se intercala com os outros sim rapazes sou eu que estou ali junto à misturadora de cimento o próximo passo e garanto-vos que será dispendioso são os gravadores de fita programáveis uma máquina totalmente programável podia ser armada para gravar e tocar a intervalos seleccionados para rebobinar e recomeçar automaticamente após um intervalo seleccionado permanecendo em operação contínua supunhamos que tendes três máquinas programadas o gravador 1 programado para tocar cinco segundos enquanto o gravador 2 grava o gravador 2 toca três segundos enquanto o gravador 1 grava agora digamos que estais a discutir com o vosso namorado ou namorada recordando o que foi dito da última vez e pensando em coisas para dizer da próxima vez sempre e sempre não vos conseguis calar colocai todos os vossos argumentos e queixas no gravador 1 e chamai o gravador 1 pelo vosso próprio nome no gravador 2 colocai as coisas que ele ou ela vos disseram ou poderão vir a dizer caso surja a ocasião nos gravadores agora fazei falar as máquinas gravador 1 toca cinco segundos gravador 2 grava gravador 2 toca três segundos gravador 1 grava fazei-o durante quinze minutos meia hora agora trocai de intervalos colocando no gravador 2 o intervalo que haveis usado no gravador 1 a troca de intervalos pode ser tão importante quanto o contexto escutai as duas máquinas misturai tudo agora no gravador 3 podeis introduzir o factor da resposta irrelevante portanto colocai qualquer coisa no gravador 3 velhas piadas velhas melodias partes de rua rádio e televisão e programai o gravador 3 para a discussão
gravador 1 na noite passada esperei por ti até às duas
gravador 3 o que nós queremos saber é quem pôs areia nos espinafres
descobrir-se-á que o uso da resposta irrelevante é eficaz no derrube das pistas de associação obsessivas todas as pistas de associação são obsessivas tirai isso da cabeça e colocai-o nas máquinas parai de discutir parai de vos lamentar parai de falar deixai as máquinas discutirem queixarem-se e falarem um gravador de fita é uma secção externalizada do sistema nervoso humano podeis aprender mais sobre o sistema nervoso e ganhar maior controlo das vossas reacções utilizando o gravador do que ficando sentados durante vinte anos na posição do lótus ou perdendo o vosso tempo no divã de análise
escutai as vossas fitas do tempo presente e começareis a perceber quem sois e o que fazeis aqui misturai o ontem com o hoje e ouvi amanhã o vosso futuro libertando-se das velhas gravações sois gravadores de fita programados para gravar e tocar
quem vos programa
quem decide as fitas a tocar no tempo presente
quem toca as vossas antigas humilhações e derrotas detendo-vos num tempo predeterminado e prégravado
não tendes de ouvir esse som podeis programar a vossa própria gravação podeis decidir que fitas pretendeis tocar no tempo presente estudai os vossos padrões associativos e descobri o que se encaixa nas gravações a tocar programai essas velhas fitas faz-se tudo com gravadores há muitas coisas que podeis fazer com gravadores programáveis performances teatrais programadas a intervalos arbitrários de modo a que cada performance seja imprevisível e única permitindo a participação da audiência em qualquer grau leituras concertos os gravadores programáveis podem criar um happening em qualquer lado os gravadores programáveis são evidentemente essenciais em qualquer festa e nenhum anfitrião moderno aborreceria os seus convidados com uma simples festa do tempo presente numa casa moderna todos os quartos estão sob escuta os gravadores gravam e tocam a partir de microfones e altifalantes ocultos vozes fantasmas murmuram pelos corredores e pelos quartos a palavra visível como névoa gravadores nos jardins respondem uns aos outros como cães que ladram a banda sonora traz o estúdio para o palco podeis modificar o aspecto de uma cidade colocando a vossa própria banda sonora nas ruas eis algumas experiências filmando as operações de banda sonora no local encontrai um bairro com telhados de ardósia chaminés de tijolo vermelho banda sonora cinzenta e fria nevoeiro buzinas distantes apita o comboio coaxam as rãs sobre o campo de golfe gravações azuis num mercado de pedras arredondadas com estores azuis todos os velhos e tristes comediantes estão ali em crepúsculo azul um sussurro de escuridão e arames quando vários milhares de pessoas trabalhando com gravadores e filmando as acções subsequentes elegem as suas melhores bandas sonoras e metragens de filme e as intercalam vereis algo de interessante considerai agora o mal que pode ser feito e que tem sido feito quando o gravar e o tocar são efectuados com perícia de forma a que as pessoas afectadas não saibam o que está a passar-se pensamento sentimentos e impressões sensoriais aparentes podem ser manipulados e controlados com precisão tumultos e manifestações à medida por exemplo eles utilizam velhas gravações anti-semitas contra os chineses na indonésia govelnal a loja e fical lico e tlansmitil semple o negócio a outlo pequeno palente supunhamos que quereis deitar abaixo toda a área ide lá e gravai todos os diálogos mais estúpidos e feios a mais discordante banda sonora que conseguirdes encontrar e continuai a tocá-la o que irá ocasionar mais diálogos estúpidos e feios gravados e tocados continuamente seleccionando sempre o material mais feio as possibilidades são ilimitadas se quereis dar início a um tumulto colocai as vossas máquinas na rua com gravações de tumultos movei-vos com rapidez suficiente para ficardes sempre à cabeça da revolta chamamos a isso surfar não há margem para erros recordar as velhas queimaduras colhidas na revolta de um mercado persa com as gravações escondidas por debaixo da djellaba e eles esfolaram-no vivo uma coisa pelada e crua contorcendo-se ao sol do meio dia e nós apanhámos a imagem
estás a apanhar a imagem
as técnicas e experiências aqui descritas foram usadas e estão a ser usadas por agências oficiais e não oficiais sem o vosso conhecimento e para vossa desvantagem pode jogar-se com qualquer número wittgenstein disse que nenhuma proposição se pode conter a si própria como argumento a única coisa não prégravada numa cenário de prégravação é a própria prégravação ou seja qualquer gravação em que opere um factor de acaso qualquer gravação de rua podeis prégravar o vosso futuro podeis ouvir e ver o que quereis ouvir e ver as experiências aqui descritas foram-me explicadas e demonstradas por ian sommerville de londres neste artigo escrevo como seu fantasma
olhai à vossa volta olhai para uma máquina de controlo programada para seleccionar os mais feios estúpidos vulgares e degradados sons para gravar e tocar que provocam mais feios estúpidos vulgares e degradados sons para gravar e tocar degradação inexorável olhai adiante para o beco sem saída olhai adiante para o toque feio e vulgar de amanhã e amanhã e amanhã o que fazem os jornais a não ser seleccionar os sons mais feios para tocar em grande parte se é feio é notícia e se isso não chega cito o editorial do new york daily news podemos tomar conta da china e se a rússia intervier também podemos tomar conta dessa nação o único comunista bom é o comunista morto a seguir vamos tomar conta do esclavagista castro estamos à espera de quê vamos bombardear a china já e vamos ficar armados até aos dentes durante séculos este zurro vulgar e feio libertado para tocar em massa se quereis espalhar a histeria gravai e tocai as reacções mais estúpidas e histéricas
marijuana marijuana mas isso é mais mortal que a cocaína
transforma um homem num maníaco homicida disse ele prontamente de olhos frios enquanto pensava nos vampiros que sugam as riquezas do vil tráfico de erva literalmente cheio de sangue humano reflectiu sombriamente de queixo esticado que os passadores deviam ir para a cadeira eléctrica
dispam esses malvados
muito bem vamos lá ver esses braços
ou nas palavras imortais de harry j anslinger as leis devem reflectir a desaprovação do viciado pela sociedade
seria difícil encontrar uma reflexão mais feia do que a desaprovação da sociedade os olhos maus e frios das mulheres americanas decentes lábios apertados e não muito obrigado do lojista chuis desdenhosos olhos mortais do preto pálido reflectindo a desaprovação da sociedade paneleiros do caralho eu acho que é de lhes dar um tiro se por outro lado escolherdes reacções calmas e sensíveis para gravar e tocar espalhareis a calma e o bom senso
estará isto a fazer-se
obviamente não está única forma de cortar a inexorável espiral descendente de feias feíssimas feiérrimas gravações e reproduções é contragravar e reproduzir o primeiro passo consiste em isolar e separar as linhas de associação da máquina do controlo transportai convosco um gravador e gravai todas as coisas feias e estúpidas cortai as vossas feias fitas juntai-as acelerai desacelerai retrocedei avançai a fita à mão ouvireis uma feia voz e vereis que um feio espírito é feito de velhas e feias fitas prégravadas quanto mais tocardes as fitas e as cortardes menos poder elas terão cortai as prégravações em ar em ar fino


Publicado como último capítulo de The Ticket That Exploded, de William Burroughs (Grove Press, New York, 1962).
Versão portuguesa © Jorge P. Pires, 1993