1.7.06
O grotesco: Francis Bacon vs. Big Brother
Ainda no The Guardian, e a propósito da exposição, na Galeria Gagosian, em Londres, dos trípticos de Francis Bacon (aqui ao lado num dos seus auto-retratos), Gordon Burn publica um interessantíssimo artigo, intitulado The Human Zoo, onde a aproximação radical à natureza humana levada a cabo por este pintor é posta em paralelo com o programa televisivo Big Brother, que o Channel 4 serve actualmente ao público britânico, e no qual até já esteve envolvido um conhecido político local - provavelmente seguindo o emérito exemplo do nosso ex-autarca de Marco de Canaveses.
Lawrence Ferlinghetti tem 87 anos...
... e foi entrevistado por Nicholas Wroe para o The Guardian. O editor de Allen Ginsberg, de Pasolini e de tantos outros, conta que quando chegou a San Francisco, em 1951, não usava chapéu, mas sim boina. E que, não apenas por isso, mas também por isso, não pensa em si mesmo como o primeiro dos Beats, mas antes como o último dos boémios.
Vigilância e controlo (1)
Eis o que poderá ser uma das maiores glórias do actual Campeonato do Mundo de Futebol: ontem, após a conclusão do jogo por penalties, os jogadores da Alemanha e da Argentina envolveram-se numa violenta confrontação no centro do relvado.
As imagens, ao que tudo indica, foram censuradas: não surgiram na transmissão televisiva, não surgiram nos resumos do jogo e, como não apareceram na televisão, também não tiveram interesse algum para os nossos empenhados «comentaristas».
Portanto, a partir daqui de Lisboa, é como se nada tivesse acontecido.
Felizmente, pode ler-se o relato que o The Guardian fez do sucedido. E também o relato do Der Spiegel (em inglês), que inclui até uma pequena galeria fotográfica.
29.6.06
Regresso aos Açores - 2
Lema inscrito sobre o balcão de uma simpática loja de fotografia em Ponta Delgada:
«Tudo o que não for excelente é inaceitável»
«Tudo o que não for excelente é inaceitável»
Subscrever:
Mensagens (Atom)