13.7.06

A Inteligência Artificial tem 50 anos



Em Julho de 1956, correspondendo a um convite de John McCarthy, professor do departamento de Matemática do Dartmouth College, em Hanover (New Hampshire, EUA), diversos investigadores reuniram-se naquela escola num seminário de investigação em «Inteligência Artificial» - termo inventado pelo próprio McCarthy.

Esta semana, em comemoração do meio século de vida desta noção que se tornou cada vez mais actual, o Dartmouth College acolhe uma reedição do evento - tendo agora por tema «Os Próximos 50 anos da IA».

Estará certamente em destaque a presença dos quatro sobreviventes do grupo original, entre os quais John McCarthy e Marvin Minsky (na foto), que é hoje entrevistado na Technology Review.

A entrevista é significativa sob vários aspectos. Por exemplo, Minsky aponta vários defeitos no modo como a IA evoluiu e sublinha o actual défice de investigação em torno da noção de Senso Comum. Além disso, levanta o véu sobre o seu próximo livro - The Emotion Machine: Commonsense Thinking, Artificial Intelligence, and the Future of the Human Mind, que será publicado em Novembro pela Simon & Schuster.

Uma primeira versão do livro estava já disponível na Internet, a partir da página pessoal de Marvin Minsky no MIT, na qual, aliás, se encontrarão diversos outros textos do autor, que servem de agradável alternativa à crónica que EPC hoje assina no Público.

Sem comentários: